População Do RS Em Declínio

Recente notícia em jornal local deste mês traz a seguinte manchete: 

População do RS para de crescer em 2026. 

Segundo dados do IBGE, este cenário deve ocorrer em todo o Brasil, com pico em 2041, quando a população brasileira será de 220 milhões de habitantes. Em seguida, o número começará a reduzir, chegando a 199 milhões em 2070.

Para manter a população, a taxa de natalidade deve ser de 2,1 filhos por mulher. Atualmente, no RS este índice encontra-se em 1,5 filho por mulher, segundo dados oficiais até 2023. Esta situação já vem sendo enfrentada por muitos países europeus.

O envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade trarão impactos na economia, no sistema de saúde e nas aposentadorias, entre outros setores.  Dar condições para a mulher ter filhos sem prejuízo à sua vida profissional, creches e escolas próximas dos locais de trabalho, possibilidade de licença-maternidade e paternidade mais ampliadas, melhoria da informação sobre o potencial reprodutivo e da influência da idade sobre as taxas de gravidez, tratamentos de infertilidade mais acessíveis, entre outras medidas, terão de ser melhor discutidas como forma de estimular um aumento no número de nascimentos.