A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma causa comum de infertilidade e se caracteriza por ciclos longos, sem ovulação. Além disso, em torno da metade das mulheres com SOP apresentam sobrepeso/obesidade.
Recente estudo no Reino Unido acompanhou o índice de massa corporal e a chance de gestação em mais de 9000 mulheres com SOP, durante 36 meses. Os resultados mostraram que índices altos de massa corporal estão associados com menores taxas de gestação. Além disso, mulheres que perderam peso durante o período melhoraram as suas chances de engravidar se comparadas com aquelas que mantiveram o peso estável ou tiveram ganho.
Existem muitos mecanismos através dos quais a obesidade pode afetar a saúde reprodutiva, piorando o perfil metabólico e hormonal, a qualidade dos óvulos e a receptividade do endométrio para a implantação embrionária. Dessa forma, quem está tentando engravidar e está acima do peso, é recomendável que procure orientação especializada. Estar com o peso mais perto da média vai ajudar a gestação a acontecer mais rápido e vai contribuir para uma gestação mais saudável.