A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma desordem endócrina que atinge 5-10% das mulheres em idade reprodutiva.
Usualmente, essas mulheres apresentam histórico de ciclos menstruais com intervalos longos, com mais de 35 dias entre um ciclo e outro, podendo acontecer de ficarem meses sem menstruar.
Outros achados como acne, aumento de pelos, sobrepeso/obesidade e ecografia mostrando múltiplos pequenos cistos nos ovários também podem estar presentes.
As consequências a longo prazo da SOP incluem resistência à insulina, diabetes, doença cardiovascular e infertilidade.
Após feito o diagnóstico, o primeiro passo é mudar o estilo de vida, aumentando a atividade física e reduzindo peso. A diminuição do peso promove uma série de mudanças metabólicas que ajudam a restabelecer o padrão ovulatório.
Além disso, se a mulher não deseja engravidar, o uso de anticoncepcionais orais irá melhorar a acne e o aumento de pelos, além de ajudar a regular o ciclo menstrual. Entretanto, se o desejo for de gestação, o uso de medicamentos indutores de ovulação, sob supervisão médica e com controle ecográfico, está indicado.
Portanto, fica o alerta: se você tem histórico de ciclos irregulares e longos e também apresenta manifestações de desequilíbrio hormonal, como acne ou pelos aumentados, consulte seu ginecologista.
Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, melhor será a sua qualidade de vida e maior será a proteção da sua saúde e da sua fertilidade.