Melatonina E Infertilidade

Várias pacientes têm perguntado se a melatonina melhora a fertilidade.

A melatonina é um hormônio que é secretado no cérebro e lançado na circulação durante a noite e está envolvida no ritmo circadiano, facilitando o repouso e o sono.

Algumas pesquisas em laboratório têm mostrado que a melatonina pode facilitar a maturação do óvulo e também inibir o stress oxidativo, podendo melhorar as taxas de gestação.

Entretanto, recentemente uma grande revisão de publicações, que envolveu mais de 7000 mulheres com infertilidade que usaram antioxidantes contendo melatonina, não conseguiu demonstrar aumento nas taxas de gestação no grupo que usou comparado com o grupo que não usou.

Mulheres que estão enfrentando problemas de infertilidade são muito motivadas a usar todas as possibilidades que possam aumentar as taxas de gestação. A questão é que o uso dessas suplementações ainda não está bem regulado e não tem uma dose padronizada.

Dessa forma, mais estudos são necessários, comparando grupos de mulheres recebendo a mesma dose e avaliando taxas de gestação até que isso traga mais certeza e segurança para ser prescrito.

Segir