Fatos Sobre Congelamento De Óvulos

O congelamento de óvulos é uma técnica que permite guardar os óvulos para aumentar as chances de engravidar no futuro, usando o seu próprio material biológico, quando a reserva ovariana estiver mais baixa.

A procura pelo congelamento de óvulos vem aumentando, tanto por pacientes com câncer antes do início da quimioterapia e/ou radioterapia, como por mulheres que buscam postergar a gestação.

Selecionamos algumas das perguntas mais frequentes que recebemos e que acreditamos que as respostas possam ser úteis para todas as mulheres:

  1. Faz diferença a idade em que congelo meus óvulos?

Sim, faz diferença, uma vez que a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuem com a idade. O ideal é guardar os óvulos até os 35 anos, embora muitas mulheres congelem um pouco mais tarde. Dessa forma, é importante lembrar: quanto maior a idade, menor será o número e a qualidade dos óvulos.

  1. Tem como saber quantos óvulos vou ter antes de fazer o congelamento?

A dosagem do hormônio anti-mulleriano dá uma boa informação sobre a reserva ovariana e sobre a resposta às medicações que estimulam os ovários para a realização do congelamento, dando uma boa ideia da resposta aos tratamentos.

  1. Se eu congelar meus óvulos, eu vou diminuir a minha reserva e pode me faltar óvulos no futuro para engravidar espontaneamente?

Não. Para o congelamento você recebe medicações que estimulam seus ovários a liberar mais óvulos, os quais seriam naturalmente descartados pelo organismo. Dessa forma, o congelamento não vai impactar na sua reserva para o futuro.

  1. Posso fazer esse procedimento mais de uma vez?

Sim, se você tiver um ciclo com poucos óvulos, provavelmente será proposto que você faça nova estimulação para aumentar o número de óvulos guardados.

  1. Quanto tempo leva para fazer o congelamento?

Primeiro, você receberá informações acerca do procedimento e fará exames. Tendo decidido por fazer, usualmente são utilizadas medicações hormonais por um período de aproximadamente 10 dias. Nesse período, você fará uma média de 3-5 ecografias para monitorar o crescimento dos folículos ovulatórios até o dia da retirada dos óvulos. O tempo médio do procedimento é de 12-14 dias, mas você trabalha e realiza suas atividades durante esse período, exceto no dia da retirada dos óvulos, que você recebe uma sedação para o procedimento e, usualmente, fica em repouso nesse dia.

  1. Se eu congelar meus óvulos, é certo que vou engravidar quando utilizá-los?

O congelamento é uma técnica que aumenta suas chances de engravidar em um momento mais tardio da vida, quando seria mais difícil ou até impossível gestar. Não é uma garantia absoluta de gestação, mas uma boa possibilidade de ter filhos com seu próprio material biológico no futuro.