A mulher nasce com o número de óvulos determinado. Estes óvulos se desenvolvem dentro de cistos, também chamados de folículos. Os folículos aumentam de tamanho e um deles cresce mais do que os outros. Esse folículo dominante será rompido espontaneamente liberando o óvulo. Os demais que estavam se desenvolvendo se atrofiam.
Ao mesmo tempo em que os ovários são estimulados, eles produzem um hormônio, estradiol, que faz a parte interna do útero , o endométrio, crescer para receber este óvulo fertilizado seguindo a gestação. Quando ocorre a liberação do óvulo temos a ovulação e os ovários passam a produzir a progesterona. Após 14 dias da ovulação , se não houve gestação, temos a descamação do endométrio. Dessa forma, podemos afirmar que a ovulação ocorre, em média, 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, em mulheres que apresentam ciclos regulares, fica mais fácil o controle do dia que está ovulando. Por exemplo, em mulheres com ciclos de 30 dias a ovulação se dá em torno do 16° dia do ciclo. Este cálculo aproximado deve contemplar alguma variação. Se considerarmos que os espermatozoides persistem por 48 horas no trato genital, quando de uma relação, podemos orientar os dias mais propícios para objetivar ou não uma gestação.
No período ovulatório também há um aumento da secreção de muco no canal cervical do útero, sendo possível observar nas secreções vaginais este aumento, fazendo com que muitas mulheres possam ter idéia deste período. O uso de ultrassonografia para observar e orientar o dia do ciclo é interessante em mulheres onde há necessidade de informar este período em ciclos naturais ou medicados. Também os aplicativos para controle de ciclo menstrual podem ajudar as mulheres a identificar quais os dias mais prováveis para tentar obter gestação. Além disso, essses aplicativos ajudam a identificar ciclos irregulares, fazendo com que as mulheres busquem melhores orientações com seu ginecologista.