Saiba tudo sobre o congelamento de óvulos

Atualmente, escuta-se muito sobre o congelamento de óvulos. Essa técnica é eficiente para preservar a fertilidade. Mulheres que desejam postergar a gestão, mas sabem que sua reserva ovariana irá perder a qualidade ao longo do tempo, começaram a buscar informações sobre esse procedimento. Além disso, é um método importante para mulheres com câncer e que irão realizar quimio ou radioterapia, pois são tratamentos que podem causar infertilidade no futuro. 

Nos últimos anos, a procura por técnicas de reprodução assistida tem aumentado entre mulheres com mais de 40 anos. Entretanto, há que se registrar que a idade ideal para congelamento de óvulos é até 35 anos, embora se observe que a idade média de primeira consulta para discutir este assunto esteja ao redor dos 37 anos. Este dado é importante para não gerar falsas expectativas nas mulheres, uma vez que se sabe que as taxas de sucesso da fertilização ” vitro ” caem a partir dos 35 anos e, mais acentuadamente, após os 40 anos. De acordo com o Registro Europeu de Reprodução Assistida, as taxas de gestação para mulheres entre 35-39 anos são de 27%, caindo para 14% no grupo acima de 40 anos. Desta forma, quanto mais tarde os óvulos forem congelados, menores serão as taxas de gravidez quando forem utilizados anos depois.

Assim, o congelamento de óvulos com o objetivo de postergar a maternidade é uma técnica com muito bons resultados, mas não é uma garantia de sucesso absoluto em termos de gestação. É importante que este assunto comece a ser tratado mais cedo, para que as mulheres optem por este procedimento quando têm uma reserva ovariana maior e com qualidade melhor, o que irá refletir nos resultados de gestação no futuro.

Por:  Dra. Isabel de Almeida