O que fazer quando não consigo engravidar?

Cada vez mais as mulheres postergam o momento de ter filhos.  Isso que pode ser um problema no futuro, já que a idade interfere nas chances de engravidar.

Não existe data marcada, mas a dificuldade de obter sucesso na tentativa pode estar associada a diversos fatores. 

Quando surge o desejo de engravidar, a primeira coisa que você deve fazer é acionar seu ginecologista.

Ele vai realizar exames de rotina para checar a saúde e todos os passos indicados para iniciar as tentativas. Ele vai então suspender seu método contraceptivo.  E é indicado o uso de vitaminas de suplementação (ácido fólico).

Pode ser que você consiga engravidar rápido, mas isso não é o mais frequente. 

Então, o que pode ser considerado normal? Qual o período necessário até que a gestação ocorra? O que fazer se não consigo engravidar? 

Em média, 85% dos casais vão engravidar em até 12 meses de tentativas. Portanto aqueles que fecharem um ano e não obtiverem resultados positivos precisam agendar uma consulta médica e iniciar a investigação.

Alguns casais não têm problemas.  Outros, por sua vez, precisarão realizar tratamentos específicos, como a fertilização in vitro (FIV).

O importante é não se estressar caso surja alguma dificuldade. Marcar uma consulta e realizar a avaliação completa será primordial.

Hoje, há opções modernas e que ajudam a tornar esse processo mais tranquilo. Mas nada de deixar o tempo correr sem procurar orientação. O sonho da maternidade e paternidade pode se concretizar, mas você precisa dar o primeiro passo. 

O que fazer quando não consigo engravidar?