Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

O que fazer quando não consigo engravidar?

Muitas mulheres desejam ter filhos em algum momento da vida. Hoje, cada vez mais essa fase é planejada e postergada, o que pode ser um problema no futuro, já que a idade interfere nas chances de engravidar. Não existe data marcada, mas a dificuldade de obter sucesso na tentativa pode estar associada a diversos fatores.

 

clQuando surge o desejo de engravidar, o primeiro médico a ser acionado é o ginecologista. São realizados, então, exames de rotina para checar a saúde e todos os passos indicados para iniciar as tentativas, como a suspensão do método contraceptivo e a indicação do uso de vitaminas de suplementação (ácido fólico). Sempre tem o casal que consegue engravidar rápido, mas isso não é o mais frequente. 

 

O que pode ser considerado normal? Qual o período necessário até que a gestação ocorra? Sabe-se que, em média, 85% dos casais vão engravidar em até 12 meses de tentativas. Aqueles que fecharem um ano e não obtiverem resultados positivos precisam agendar uma consulta médica e iniciar a investigação. Alguns casais não têm problemas; outros, precisarão realizar tratamentos específicos, como a fertilização in vitro (FIV), até obter a gestação.

O importante é não se estressar caso surja alguma dificuldade. Marcar uma consulta e realizar a avaliação completa será primordial. Hoje, há opções modernas e que ajudam a tornar esse processo mais tranquilo. Nada de deixar o tempo correr sem procurar orientação. O sonho da maternidade e paternidade pode se concretizar, mas você precisa dar o primeiro passo.