O que explica a demora em exames de citologia e biópsia?

Muitas pessoas se perguntam sobre o prazo de entrega dos exames de citologia e biópsias. Em geral, são laudados em 1 ou 2 dias após o recebimento da amostra no laboratório. Alguns fatores explicam uma possível demora na conclusão. 

O tempo é fundamental para a análise correta. Alguns tecidos exigem mais tempo de processamento do que outros. Ossos e tecidos mais rígidos requerem procedimentos diferentes, que necessitam de substâncias específicas para remover os minerais, tornando-os mais suaves. Outro motivo, comum em amostras com tecido adiposo e biópsias da mama, é quando a solução de formal leva mais tempo para penetrar nas amostras. Amostras grandes usualmente exigem mais dias para que a solução penetre no tecido, parte essencial da técnica, pois permite que as células sejam observadas com clareza no microscópio. 

 

Amostras de órgãos costumam ter apenas algumas áreas selecionadas, que serão processadas e examinadas microscopicamente. O patologista pode observar um pouco mais, a fim de obter maior precisão, o que demanda tempo extra de processamento, levando até 2 dias. Há exames que necessitam de técnicas extras. Estudos mais avançados podem levar ainda mais tempo e, em algumas situações, o patologista pode solicitar uma segunda opinião. Em caso de câncer raro, o diagnóstico pode ser mais sutil e exigir análise aprofundada. As lâminas são enviadas a outros especialistas, também influenciando no tempo.