Mitos e verdades envolvendo FERTILIDADE

A infertilidade faz parte da realidade de mais de 8 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Existem muitos mitos e verdades envolvendo o tema, por isso separamos uma lista explicando os 10 principais. Confira!

1. A idade da mulher e do homem influencia

VERDADE! A idade mais fértil da mulher é até os 30 anos. Após esse período, é normal a diminuição e a perda da qualidade dos óvulos, especialmente depois dos 35. No caso dos homens, a qualidade e quantidade dos espermatozoides também sofrem alteração com o avanço da idade.

2. Mulheres têm mais problema para engravidar do que homens.

MITO! A taxa de infertilidade é igual para ambos. 

3. Existe um dia melhor para tentar engravidar?

VERDADE! A orientação é que os casais respeitem o período fértil. Existem aplicativos que calculam o melhor momento: em geral, é de 10 a 16 dias após o início da menstruação. A secreção da mulher se assemelha a uma clara de ovo neste período, com o muco mais transparente.

4. Endometriose causa infertilidade?

DEPENDE.  sse problema varia conforme o caso. Estima-se que 30% a 40% das mulheres com endometriose possam ter infertilidade. Nas pacientes com dificuldade para engravidar, quase metade têm algum grau de endometriose. A doença ocorre quando há o crescimento anormal da camada de revestimento interno do útero, o endométrio. Com o tratamento correto, cerca de 60% das mulheres com o problema conseguem engravidar, segundo dados da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

5.O uso de anticoncepcional causa infertilidade?

MITO! As pílulas contraceptivas impedem a ovulação, sem impactar na fertilidade.

6. A caxumba pode deixar homens inférteis?

VERDADE! A doença tem chance de afetar os testículos,prejudicando a produção de espermatozoides.

7. A obesidade interfere nas chances de gravidez?

VERDADE! A obesidade desregula os níveis hormonais, interferindo na ovulação e na qualidade/quantidade do sêmen. 

8. Óvulos, embriões e sêmens congelados têm validade?

MITO! Com os avanços nas técnicas, eles podem ficar congelados até mesmo por décadas. Na hora certa, a mulher pode descongelar os óvulos ou embriões.As chances de sucesso são as mesmas da idade em que foram congelados.

9. Homem que passou por vasectomia não pode mais ter filhos?

MITO! É possível reverter o procedimento ou até mesmo realizar a fertilização in vitro.

10. Tratamentos de quimioterapia e radioterapia influenciam na fertilidade?

VERDADE! As células reprodutivas podem ser destruídas ou sofrer alterações genéticas. É recomendável congelar o sêmen ou os óvulos antes do tratamento.