Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

Infertilidade, um tabu para muitos homens

Os dados são desconhecidos por muitos casais que não conseguem engravidar, mas a realidade é que os homens são, em média, responsáveis por até 40% dos casos de infertilidade no casal, mesmo percentual das mulheres. Por evitarem ir ao médico, o desejo de ser pai vai se tornando cada vez mais difícil. 

 

Um estudo realizado por pesquisadores da América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia resolveu averiguar justamente isso. Evidenciou-se que a concentração de espermatozoides caiu de 50% a 60% no período entre 1973 e 2011. Para eles, causas como obesidade, tabagismo, consumo de álcool e sedentarismo estão relacionadas ao problema. A pesquisa foi publicada na revista da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. Além disso, há outros fatores envolvidos, incluindo estresse, poluição e possíveis ISTs como clamídia e gonorreia. Traumas físicos nos testículos ou em regiões muito próximas, ejaculação retrógrada (quando o sêmen é lançado na bexiga), ausência de espermatozoides no semên e varicocele também contribuem para infertilidade masculina.

 

Procure ajuda dos nossos especialistas em reprodução assistida. Aconselhamos que casais que não conseguem engravidar por 1 ano agendem consulta para avaliarmos a melhor forma de auxiliar na realização deste sonho.