Infertilidade e o impacto comportamental

Para os médicos Eduardo Passos e Isabel de Almeida, da Clínica Segir, a infertilidade pode afetar significativamente a vida dos casais. É importante que se procure ajuda de profissionais especializados, capazes de identificar corretamente o problema e indicar o tratamento mais adequado.

Os métodos de reprodução assistida avançaram e, apesar disso, metade dos casais inférteis não busca auxílio. Da metade que busca assistência, 20% espera mais de dois anos para consultar um especialista. A razão disso está na falta de consciência sobre a questão e o medo da mulher de não conseguir engravidar.  

A infertilidade tem tratamento, mas o casal normalmente encontra dificuldade em superar as barreiras emocionais. Ir ao psicólogo e aderir a técnicas que reduzem a ansiedade são ações recomendadas, já que contribuem a vencer as dificuldades. O sofrimento psíquico da infertilidade é o principal motivo do abandono ao tratamento. Casais que conseguem estabilidade emocional são mais suscetíveis a ter sucesso, pois não interrompem o tratamento e aumentam as chances de gestação.