Idade também prejudica fertilidade masculina

Estudos vêm derrubando o mito de que a idade do homem não tem influência na fertilidade do casal. No caso da fertilização in vitro (FIV) um recente estudo mostrou que existe total relação entre o sucesso do procedimento e a idade do pai.

O estudo foi baseado na análise de dados de cerca de 19 mil ciclos de tratamento de fertilização in vitro em 7.753 casais na região de Boston entre 2000 e 2014. Os pesquisadores, liderados por Laura Dodge, do Centro Médico Diaconisa Beth Israel e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, separaram as mulheres em quatro faixas etárias: menos de 30 anos, 30 a 35 anos, 35 a 40 anos e 40 a 42 anos. Os homens foram divididos em cinco faixas, quatro iguais às das mulheres e mais uma, acima de 42 anos.

Foram calculados os nascimentos vivos, que representam o sucesso da FIV. Os resultados em mulheres entre 40 e 42 anos mostraram menor índice de sucesso, sem influência da idade do parceiro. Isso comprova que quanto mais velha a mulher, pior o índice de sucesso do tratamento.

Já nas outras faixas, a idade do homem teve muito peso na taxa de nascimentos. Quanto mais velhos os homens, pior o resultado. Mulheres com menos de 30 anos e parceiros entre 30 e 35 anos, a taxa de sucesso foi de 73%. Mas com homens na faixa etária de 40 a 42 anos, e a mesma faixa para mulheres, o percentual de sucesso foi de apenas 46%.

As mulheres na faixa de 30 a 35 anos e homens abaixo dos 30 anos tiveram um resultado muito melhor do que com homens mais velhos.