HPV pode causar infertilidade?

O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível mais comum atualmente. Com o crescente número de casos, surge a questão: HPV pode causar infertilidade?

Existem diversas variações deste vírus, sendo que cerca de 40 tipos podem afetar o trato ano-genital. Algumas são de baixo risco e causam lesões que se manifestam em formas de verruga na área genital.

Outras são de alto risco e podem ocasionar o câncer de colo uterino.

Por ser uma IST altamente contagiosa, sem um método de prevenção 100% seguro, é importante sempre realizar os exames preventivos.

O preservativo é fundamental, mas não elimina por completo o risco de transmissão. O vírus também pode ser transmitido pelo contato da pele com a área genital.  De qualquer maneira, usar preservativo continua sendo a forma mais eficaz de prevenir o HPV e outras infecções.

Sobre a relação do HPV com a  infertilidade para os futuros papais, a infecção do HPV pode reduzir a qualidade do sêmen, pois há diminuição na mobilidade dos espermatozoides devido à presença de anticorpos da doença no sêmen.

No caso das futuras mães, os efeitos da fertilidade são controversos.  Sugere-se que haja maior taxa de fragmentação (perda da integridade) das células dos embriões, mas isso ainda precisa ser mais estudado. 

Uma pesquisa realizada na Dinamarca e publicada em 2019, na Fertility Sterility, avaliou 11088 mulheres entre 20 e 29 anos, verificando que a infecção pelo HPV não apresentou relação com a infertilidade feminina.

Os dados ainda são incipientes.

Prevenir é o melhor remédio, mas sempre busque tratamento e faça seus exames periodicamente, certo?

icone infertilidade II