Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image
Promo Instagram Square Post   2021 04 30T145854202

Existe limite de idade para a fertilidade feminina?

Estudos recentes na Europa e nos Estados Unidos têm mostrado que o número de mulheres que tentam engravidar após os 35 anos têm aumentado nos últimos 20 anos.

 

O uso extensivo de métodos contraceptivos e a popularidade crescente das técnicas de reprodução assistida têm dado à mulher a impressão de que a fertilidade feminina pode ser manipulada em qualquer estágio da vida. Embora isto seja verdade em termos de controle de gestações não desejadas, acreditar que a fertilidade pode ser obtida no tempo mais conveniente para a mulher pode ser enganoso e pode resultar em subfertilidade futura.

 

Por quê? Porque o que os dados nos mostram é que a fertilidade começa a diminuir já na metade da terceira década de vida. Além disso, a gestação em mulheres com idade acima de 38 anos têm risco aumentado  de abortamento, trabalho de parto prematuro e desordens cromossômicas, como Síndrome de Down.

 

É claro que muitas mulheres com idade acima de 38 anos vão engravidar espontaneamente, mas várias necessitarão de tratamento. Como não há como saber quem terá dificuldade ou não para engravidar, a informação acerca dos risco da gestação em idade mais avançada deve ser oferecida a todas as mulheres.

 

Embora a postergação da maternidade seja comum nos tempos atuais, é importante que todas as mulheres saibam que esta decisão pode ter um impacto potencial sobre a sua saúde, a saúde do seu bebê e a possibilidade da subfertilidade ligada à idade. Somente com informação correta e qualificada é que as melhores decisões acerca do momento ideal para engravidar poderão ser tomadas.

 

Por Isabel de Almeida e Eduardo Passos