Existe idade certa para engravidar?

Muitas mulheres ficam em dúvida se existe o momento ideal para engravidar. Do ponto de vista biológico, a melhor idade é dos 18 aos 30 anos. Isso se explica porque, após os 30, a capacidade reprodutiva começa a declinar: ocorre o envelhecimento e a perda da reserva de óvulos armazenados no ovário desde a vida intrauterina. 

A pílula, que surgiu na década de 60, permitiu às mulheres postergarem a maternidade, prevenindo as gestações e planejando o período de começar uma família. Desde 1970, a idade média da primeira gestação aumentou em 4 a 5 anos nos países europeus, com grande parte das mulheres tendo seu primeiro filho depois dos 30 anos – a proporção cresceu em cerca de 40%. 

Um recente estudo realizado na Holanda simulou um modelo de fertilidade em computador. O objetivo?Demonstrar até que idade os casais podem esperar para ter uma família sem comprometer as chances de terem o número de filhos desejados. Os resultados evidenciaram que casais que desejam ter dois filhos devem iniciar as tentativas até os 27 anos, principalmente se não desejam optar pela fertilização “in vitro”. As chances de sucesso caem de 90% para 50% depois dessa idade até os 38 anos. 

Casais que desejam ter apenas um filho concebido de forma natural e com 90% de chance de sucesso devem prolongar até no máximo 32 anos para a mulher. Considerando 50% de sucesso, a idade máxima passa a 41 anos. 

Esse modelo é preditivo e não pode ser considerado infalível; porém, demonstra que a idade da mulher influencia significativamente na gestação. Assim, há risco de não conseguir engravidar quando a primeira gestação é tentada tardiamente ou de não se conseguir um segundo filho devido à idade. 

Dra. Isabel de Almeida