É possível engravidar na menopausa?

Para a maioria das mulheres, a menopausa chega entre os 45 e 55 anos. Com a postergação da maternidade se tornando mais e mais comum, surge a dúvida. É possível engravidar na menopausa? E após a menopausa?

A redução da fertilidade feminina é um processo natural, que leva à perimenopausa ou ao climatério, um período de transição entre a vida fértil e seu fim, durando cerca de 5 anos. As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos.

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. 

Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

Existem duas opções de tratamento: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados. Em ambos os cenários, o útero deve ser preparado para receber os embriões, realizando-se o tratamento de fertilização in vitro, com tratamento hormonal para que o embrião possa aderir ao órgão reprodutor e se desenvolver. 

Assim concluímos que não existe idade limite para engravidar.

O médico deverá ser criterioso e analisar o histórico completo da paciente, bem como os riscos existentes de uma gravidez tardia.

g

Gravidez na Menopausa