Dúvidas frequentes sobre fertilidade e reprodução assistida

1. O que é infertilidade?

É quando há ausência de gestação após 12 meses de tentativa. Transcorrido esse período, indica-se a investigação do casal. Em casais em que a mulher tem mais de 35 anos, o recomendado é investigar após 6 meses de tentativas. 

2. Quais as causas da infertilidade?

É quando há ausência de gestação após 12 meses de tentativa. Transcorrido esse período, indica-se a investigação do casal. Em casais em que a mulher tem mais de 35 anos, o recomendado é investigar após 6 meses de tentativas

3. Existem exames para diagnosticar o problema

A avaliação de infertilidade deve incluir o casal na investigação. Inicialmente, são solicitadas dosagens hormonais, avaliação das tubas uterinas, ecografia transvaginal e análise do sêmen. Dependendo desses resultados, são solicitados exames de maior complexidade, como laparoscopia e histeroscopia. 

4. O que é congelamento de óvulos? 

Essa é uma técnica na qual a mulher tem seus ovários estimulados com medicações hormonais, cujo objetivo é fazer com que o ovário libere mais óvulos. Esses óvulos são aspirados do ovário utilizando ecografia transvaginal e congelados para uso no futuro. Mulheres que desejam postergar a gestação se beneficiam deste método, assim como mulheres portadoras de doenças crônicas ou câncer, já que podem levar à infertilidade no futuro. A reserva ovariana começa a declinar no futuro, por isso é recomendado que os óvulos sejam congelados até essa idade.

5.Deve-se evitar engravidar naturalmente durante a pandemia? 

Não existe recomendação específica para evitar a gravidez espontânea durante a pandemia.

6.Pacientes com câncer podem fazer congelamento de óvulos ou sêmen durante a pandemia? O início do tratamento é atrasado? Os tratamentos para câncer, como quimio e radioterapia, são urgentes e não podem esperar o fim da pandemia. Como podem levar à infertilidade, congelar óvulos ou sêmen também são procedimentos urgentes, que não podem ser postergados e devem ser realizados antes de se iniciar os tratamentos oncológicos. O tratamento não será afetado, de modo que o congelamento de óvulos ou sêmen é feito com rapidez e segurança, acompanhado da equipe de Oncologia. 

7.Pacientes com câncer de mama podem usar hormônios para congelar óvulos? 

Sim, existem protocolos de estimulação dos ovários que utilizam medicamentos que protegem a mama dos efeitos negativos dos hormônios, tornando o procedimento de congelamento de óvulos seguro para mulheres com câncer de mama. 

8. Posso realizar fertilização in vitro (FIV) na pandemia?

A orientação da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, em acordo com as sociedades americana e europeia de reprodução assistida, recomenda que os ciclos de fertilização in vitro e congelamento de óvulos sejam realizados de forma individualizada, de acordo com cada caso e de forma atenta aos cuidados de segurança para os pacientes e para a equipe. 

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – Centro de Fertilidade e Reprodução Assistida 

Promo-Instagram-Square-Post-3