Como tratar a infertilidade sem causa aparente?

Se você está tentando engravidar e não consegue, pode estar sofrendo de Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA).

Esse é o diagnóstico de até 15% dos casais.  Mas calma, existe tratamento.

O primeiro passo crucial na escolha de como tratar a infertilidade é definir qual a causa. Quando todas as possibilidades já foram descartadas, chega-se ao diagnóstico de ISCA. São verificados aspectos relacionados à quantidade e qualidade dos óvulos, se a mulher tem endometriose ou adenomiose, a saúde das tubas uterinas, a qualidade do sêmen e se o homem tem varicocele. Geralmente, há dois fatores que levam a esse diagnóstico: endometriose e qualidade do embrião, que exigem investigação e análise clínica.

Por isso, muitos casos de ISCA estão associados com a endometriose, alterações do sêmen, baixa reserva de óvulos ou alteração tubária. A investigação deve ser criteriosa para que não ocorram erros no diagnóstico. Mesmo após todos os exames realizados para descartar outras doenças, e ainda assim não houve causa, saiba que há alternativas que permitem engravidar mesmo com ISCA.

Relação sexual programada pode ajudar

Esse é um dos tratamentos mais simples e de baixa complexidade. Recomendado a mulheres de até 35 anos que podem ter problemas na ovulação, mas os resultados dos exames do casal estão normais, ou seja, as tubas uterinas e o espermograma já foram checados. 

A principal indicação para esse método é quem sofre de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), pois a ovulação não ocorre de forma espontânea. Entre o 3° e 5° dia da menstruação, deve ser feito um ultrassom que avalia os ovários e endométrios. Serão indicados, então, os remédios que estimulam o crescimento dos folículos ovarianos, que podem ser via oral ou subcutânea.

O crescimento dos folículos é então controlado com ultrassom e, quando for atingido o tamanho de 18mm, a mulher recebe uma dose subcutânea do hormônio hCG, que proporciona a ovulação após 36-44 horas. São recomendadas cerca de 4 relações sexuais nesses dias, com intervalo de 36 horas.

E qual o papel da inseminação artificial?

A inseminação artificial também é indicada para casais em que a mulher tem até 35 anos, quando as tentativas de engravidar não ultrapassam 2 anos. A ovulação é, então, acompanhada e estimulada quimicamente, a fim de detectar o melhor momento para o procedimento, realizado a partir da inserção artificial do sêmen na cavidade uterina. O sêmen passa por um processamento de melhora na concentração dos espermatozoides, tornando-os mais móveis. A inseminação é um processo indolor. 

Quando a fertilização in vitro (FIV) é recomendada?

Mulheres com mais de 35 anos que estão tentando engravidar há 2 anos e não conseguem. A fertilização in vitro, nesses casos, costuma ser o método mais eficaz. Para mulheres com menos de 35 anos, o procedimento tem resultados positivos que chegam até 55%. 

Essa técnica também estimula a ovulação, mas a fecundação é feita em laboratório, a partir do maior número possível de óvulos coletados. Com o devido acompanhamento durante todo o processo, as chances de complicações são reduzidas. 

A Infertilidade Sem Causa Aparente pode parecer impossível num primeiro momento, mas existem soluções que ajudam no tratamento do problema. Por isso, agende sua consulta e torne seu sonhos realidade. 

Como tratar a infertilidade sem causa aparente?