Blog

A infertilidade não possui um ou mais sintomas específicos, mas existem condições que devem ser observadas, pois podem significar algum problema com reflexos na fertilidade. Mas, na maioria das vezes, a infertilidade será assintomática.

Quando uma mulher contrai clamídia - doença sexualmente transmissível (DST) causada por uma bactéria – pode estar se arriscando a ter um problema maior que afetará a sua fertilidade. Isso porque a clamídia pode gerar uma infecção, uma doença inflamatória pélvica que fará com que surja a hidrossalpinge.

Nem toda infertilidade tem sua causa identificada. Por mais avançada que a ciência esteja, cerca de 20% dos casos de infertilidade não têm sua origem descoberta. Por isso, a infertilidade sem causa aparente é um diagnóstico de exclusão.

Aos 45 anos de idade, a cantora Ivete Sangalo decidiu engravidar porque seu filho de sete anos queria um irmão. Como a qualidade dos óvulos diminui conforme a idade, Ivete já havia congelado óvulos pensando em uma gravidez tardia.

Graças às técnicas de Reprodução Assistida, é possível concretizar o desejo de ser mãe após a menopausa, ainda que o óvulo e a gestação não sejam da mulher que quer ter o filho. Mas é possível utilizar os espermatozoides do companheiro, realizar a fertilização in vitro e implantar o embrião em uma mulher receptora que gestará a criança.

Quando um casal decide ter um filho biológico por meio de fecundação natural não imagina ter qualquer problema e começa a tentar. Com o passar do tempo, meses ou anos, percebe a necessidade de buscar ajuda profissional e passe conhecer os inúmeros problemas que podem estar afetando a fertilidade de um ou ambos.