Alimentação E Gestação

No último sábado, o Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento realizou um bate-papo sobre Fertilidade.

Nesse encontro, a endocrinologista e nutróloga, dra. Luciana Verçosa, falou das principais orientações para quem quer engravidar: 

  • não fumar
  • ter uma boa qualidade de sono
  • fazer atividade física, numa média de 150 min/semana
  • estar dentro do peso saudável, evitando a magreza extrema, o sobrepeso e a obesidade
  • ter uma dieta equilibrada, evitando alimentos ultraprocessados (refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos, etc)

Por dieta saudável se considera a dieta do Mediterrâneo como a mais adequada, porque é rica em frutas, vegetais, nozes e óleo de oliva. Contém também quantidades moderadas de produtos lácteos e carnes brancas (aves e peixes) e pouca carne vermelha (duas vezes / semana é o suficiente). 

Para quem segue as recomendações acima, os suplementos antes e durante a gestação serão o ácido fólico, a vitamina D (dependendo da exposição solar de cada um), a vitamina B12 (mais utilizada em mulheres que são vegetarianas) e ômega 3.

Além disso, também foi falado do álcool, que altera a qualidade e a quantidade de espermatozoides e pode causar malformações e danos neurológicos no feto.

Se você está planejando gestar, confira como andam os seus hábitos de vida e os do seu parceiro. Quanto melhor o estilo de vida, maior a segurança durante a gestação, tanto para a mãe como para o bebê.

Segir