Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

Cólicas menstruais

A dismenorreia é definida como cólicas dolorosas no período menstrual e é a queixa ginecológica mais comum entre mulheres jovens.

A dismenorreia pode ser primária, que é aquela que ocorre logo no início das menstruações, ainda na adolescência, ou secundária, a qual está relacionada a várias condições, como endometriose, adenomiose, miomatose e doença inflamatória pélvica. O início da dismenorreia secundária pode se dar a qualquer tempo, usualmente mais de dois anos após o início das menstruações.

Dependendo da intensidade da dor e da sensibilidade de cada mulher, a dismenorreia pode ser incapacitante, interferindo com as atividades profissionais, com o humor e com o padrão de sono. Além disso, pesquisas recentes têm sugerido que a dor menstrual recorrente pode sensibilizar a paciente a dor, tornando-a mais frágil a qualquer estímulo doloroso e predispondo a outras doenças com dor crônica, como a fibromialgia.

Em função de todas estas repercussões sobre a saúde feminina, a dismenorreia não deve ser banalizada, devendo ser relatada durante a consulta ginecológica para que possa ser adequadamente tratada.

Postado por Isabel de Almeida