Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

Câncer e Infertilidade II

Os tratamentos para câncer que utilizam quimioterapia e radioterapia podem ocasionar infertilidade permanente em pacientes jovens. Entretanto, o que se observa é que ainda existe pouca informação sobre o que estes pacientes podem fazer antes de iniciarem os tratamentos oncológicos para preservar a sua fertilidade. 

É o que mostra recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde foram entrevistados 613 médicos acerca deste assunto e a conclusão é de, que embora a maioria dos oncologistas discuta a questão da infertilidade decorrente dos tratamentos, somente 25% realmente encaminha para serviços especializados em reprodução ou oferece material didático acerca deste assunto para seus pacientes. 

Embora não exista estudo similar no Brasil, é provável que ainda exista muita desinformação acerca das possibilidades que os pacientes jovens com câncer podem dispor para preservar sua fertilidade, como congelamento de espermatozoides, de óvulos ou de embriões. 

Somente a informação especializada acerca destas questões ajudará os pacientes jovens com câncer e suas famílias a decidirem se a preservação da fertilidade é uma questão importante naquele momento e quais as opções viáveis para cada caso.

Por: Dra.Isabel de Almeida