Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

ÁCIDO FÓLICO PARA A FUTURA MÃE... E O PAI?

É bem sabido que a ingestão adequada de ácido fólico durante os primeiros meses de gestação desempenha um papel importante na prevenção de algumas malformações fetais. Mas onde está este ácido fólico?

Habitualmente está nos vegetais, sobretudo nos folhosos escuros, como espinafre, no feijão, na ervilha… É possível também ingeri-lo na forma de comprimidos diários.
Até então, suplementamos este componente para toda mulher que está tentando engravidar e mantemos durante os meses iniciais de gestação.
Um estudo realizado pela Universidade de Berkeley ( Califórnia ), com 89 homens saudáveis e não fumantes, relacionou o consumo de ácido fólico com a incidência de alterações cromossômicas nos espermatozóides, constatando que, quanto mais alto o consumo de folato, menor o percentual de alterações cromossômicas.
É claro que não se trata de uma verdade absoluta, mas sim um dado estatístico que sugere que a qualidade da alimentação paterna, e não somente da materna, pode influir nas condições de saúde do futuro bebê.
Então, atenção, futuros pais e mães: espinafre faz bem à saúde!