Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

 Falência ovariana prematura

A falência ovariana prematura é uma condição rara, que atinge cerca de 1% das mulheres. Acontece quando o ovário para de funcionar antes de a mulher atingir a idade de 40 anos, determinando uma menopausa precoce. Dentre as causas conhecidas para a falência ovariana prematura estão causas genéticas, doenças auto-imunes, cirurgias prévias nos ovários, quimioterapia para tratamento de câncer, entre outras.

Quando não tratada, esta condição traz muitos prejuízos à saúde da mulher, podendo reduzir a expectativa de vida em função dos riscos cardiovasculares, aumentar o risco de osteoporose e fraturas, diminuir o rendimento intelectual, alterar a atividade sexual em função do ressecamento vaginal, entre outras consequências. Do ponto de vista reprodutivo, as chances de gestação espontânea são mínimas ou ausentes, sendo os programas de doação de óvulos uma boa alternativa para as mulheres que desejam gestar.

Para as mulheres que se enquandram nesta condição, a manutenção de um estilo de vida saudável, com atividade física regular, manutenção do peso ideal, evitar o cigarro, aliados a um programa de reposição hormonal sob supervisão médica constituem-se em tratamentos que permitirão uma boa qualidade de vida.

Por: Dra. Isabel de Almeida