Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

O conhecimento que temos hoje do processo reprodutivo é muito recente, se considerarmos a história da humanidade.

Até a Idade Média, nos meios científicos prevalecia a teoria dos chamados “ovistas”, que acreditavam estar o ser humano miniaturizado dentro do corpo da mulher.

O papiloma vírus humano, HPV, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo hoje. Existem mais de 30 tipos de HPV que podem ser transmitidos pelo contato sexual. Alguns são de baixo risco, e causam lesões verrucosas na área genital (vulva, vagina e região anal). Outros são de alto risco e podem causar câncer de colo.

Manter um hábito alimentar saudável pode ser difícil, mas é necessário para que o organismo permaneça em equilíbrio, melhorando, assim, a fertilidade. Como outras funções vitais de nosso corpo, a reprodução é, em parte, dependente de vitaminas e minerais.

A maternidade é um momento e um estado. Muito além do nascimento, pois dura toda a vida da mulher.
Hoje, graças aos avanços médicos e aos métodos contraceptivos eficazes, a mulher já pode escolher quando quer gestar e quantos filhos deseja gestar.

A cada ciclo menstrual, os ovários são estimulados para produzirem os óvulos. Ao mesmo tempo, o útero se prepara para receber o óvulo fertilizado, dando início à gestação. Caso esta gestação não aconteça, o tecido que reveste internamente o útero, o qual chamamos de endométrio, descama, dando origem à menstruação.

A maternidade, até o século XX, era vista como a essência da mulher. Para a sociedade, somente através da maternidade a mulher poderia tornar-se completa, correndo sérios riscos de enlouquecer caso não engravidasse.

A endometriose está presente em aproximadamente 40% da mulheres inférteis.
A presença de endometriose pode ser suspeitada em mulheres que apresentam dor em baixo ventre e lombar, dor nas relações sexuais e menstruações com muito desconforto.

Doutor, posso alugar um aparelho de ecografia para ficar olhando em casa meu bebê?
Essa pergunta, que parece engraçada, é muito freqüente entre as gestantes, principalmente as de primeira viagem…

Observamos ao longo da História a variação dos modelos de beleza, retratada inclusive pela arte e pela literatura, como Umberto Eco em seu livro a História da Beleza.

Página 1 de 2