A Amniocentese é um exame utilizado, principalmente, para detectar desordens cromossômicas. Destas, a mais comum é a Síndrome de Down. 

Quem deve realizar a Amniocentese? 

É claro que a última decisão acerca do exame é sua, mas nos seguintes casos existe indicação médica para realizá-la: 

 

  • mulheres com 35 anos ou mais. Isto devido ao risco de Síndrome de Down, entre outras cromossomopatias, o qual aumenta proporcionalmente à idade materna. 
  • casais que já tiveram bebês com problema ou que tenham história familiar de desordens genéticas. 
  • mulheres que tenham ao ultrassom alterações sugestivas de desordens cromossômicas. É importante lembrar que a amniocentese somente detecta desordens cromossômicas, a menos que seja conhecida a história familiar de outro problema genético que possa ser testado.

Idade de Risco S. Down 

25 1:1500 
30 1:800 
35 1:300 
38 1:180 
40 1:100
45 1:30

Como é feita a Amniocentese? 

O teste consiste na retirada do líquido amniótico que envolve o bebê. É um exame ambulatorial, feito a partir de 14 semanas de gestação. Você não precisa ser hospitalizada ou receber anestesia geral. 

Primeiro é feito um ultrassom para avaliar a i dade e as condições do bebê, bem como a localização da placenta. Após, a pele é limpa com uma solução anti-séptica e uma agulha fina é introduzida no abdômen para a coleta do líquido amniótico. Às vezes, não se obtém líquido na primeira punção, sendo necessário introduzir novamente a agulha.

A Amniocentese é um exame doloroso? 

Geralmente, as pacientes referem ter sentido menor desconforto do que imaginavam. A amniocentese não é mais dolorosa do que uma injeção ou uma coleta de sangue.

O que acontece após a Amniocentese? 

Após o procedimento, você ficará na clínica por 30-60 minutos e após irá para casa. Fará repouso relativo até o dia seguinte. Desconforto abdominal nas primeiras 48 horas é comum. Em caso de dúvida, entre em contato com a clínica.

Quando ficam prontos os resultados? 

Os resultados ficam prontos em torno de quatro semanas. Ocasionalmente, as células do líquido amniótico coletado não crescem bem no laboratório, sendo necessário repetir a punção. Se isso acontecer, você será comunicada imediatamente e marcaremos a data para novo procedimento.

Quais são os resultados da Amniocentese? 

Em 2 a 3% das pacientes poderá ocorrer perda de líquido ou sangramento vaginal. Estes eventos costumam se resolver espontaneamente. As estatísticas colocam em torno de 1% o risco de perda fetal após o procedimento, embora não se saiba porque isso acontece.