Sintomas que podem levar à infertilidade

A infertilidade não possui um ou mais sintomas específicos, mas existem condições que devem ser observadas, pois podem significar algum problema com reflexos na fertilidade. Mas, na maioria das vezes, a infertilidade será assintomática.

Ciclo irregular – pode significar alguma irregularidade hormonal que afetará o funcionamento do aparelho reprodutivo. Quando a mulher faz uso de anticoncepcional, dificilmente perceberá alterações no ciclo. Mas avaliações periódicas podem descartar o risco da infertilidade.

Cólicas exageradas – embora as cólicas não signifiquem problemas de fertilidade, podem ser um indício de endometriose. Esta sim capaz de provocar infertilidade em função de obstrução das trompas, além de poder acometer outras partes do aparelho reprodutivo da mulher. A ultrassonográfica transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética são os exames capazes de identificar a endometriose.

Varicocele – ou varizes nos testículos – é a dilatação das veias presentes dentro do escroto. Cerca de 15% dos homens sofrem com a varicocele. Ela é a causa de 40% dos casos de infertilidade masculina. As opções de tratamento são cirurgia ou embolização venosa.