Saiba como aumentar as chances de sucesso na Fertilização In Vitro (FIV)

A idade da mulher afeta o número e a qualidade dos óvulos disponíveis para a fertilização “in vitro” (FIV). Também no homem, a idade altera a qualidade dos espermatozoides, o que pode diminuir os resultados na reprodução assistida. Considerando que a idade não é um fator que se possa mudar, o que é possível sugerir para que os casais que estão iniciando ciclos de fertilização ” in vitro” possam melhorar seus resultados:

  1. Redução do peso: todas as mulheres obesas, especialmente as que apresentam IMC (índice de massa corporal) > 35kg/m2, devem ser estimuladas a perder peso antes de iniciar a FIV, especialmente aquelas que tiverem menos de 38 anos.
  2. Cigarro: mulheres fumantes reduzem suas taxas de gestação com FIV à metade e aumentam em 25% suas chances de abortamento. Também homens fumantes reduzem o sucesso das técnicas de reprodução assistida. Um período sem fumo de 3-6 meses antes de iniciar os tratamentos é recomendável.
  3. Álcool: reduz as taxas de sucesso da FIV e aumenta as taxas de abortamento. O casal deve ser orientado a se abster de álcool antes e durante os ciclos de FIV.
  4. Cafeína: os dados são controversos, mas atualmente a orientação é de a mulher limitar o uso da cafeína nos ciclos de FIV.
  5. Alimentação: estudos mostram que o consumo de alimentos cozidos em altas temperaturas (churrasco, grelhados) pode ser nocivo para o processo reprodutivo. Desta forma, sugere-se o consumo de alimentos cozidos, bem como uma dieta com pouca carne vermelha e mais rica em peixes, frutas e verduras.
  6. Bisfenol A: mulheres que apresentam altos índices circulantes de bisfenol A têm piores resultados na FIV. Recomenda- se evitar o contato frequente com as principais fontes de bisfenol que são as embalagens plásticas, alimentos enlatados e recibos de cartão de crédito.
  7. Exercício: o exercício moderado para o casal melhora as qualidades dos gametas e os resultados da FIV. Por outro lado, exercício vigoroso para as mulheres está associado com piores resultados na fertilização. Em homens, mais de cinco horas de ciclismo/ semana reduzem a qualidade do sêmen, mais pelo aquecimento da zona testicular do que pela atividade física em si.
  8. Antioxidantes e suplementos vitamínicos: uma dieta rica em antioxidantes, como a dieta mediterrânea, é sugerida. Chocolate amargo, romã, chá verde, mirtilo, vegetais, frutas, especiarias como cominho, gengibre e orégano também são fontes. Numerosos suplementos antioxidantes estão disponíveis, sendo que a vitamina C é a mais conhecida. O uso de outros suplementos, como ômega-3 e ácido fólico, também deve ser discutido com o médico assistente.
  9. Stress: para a mulher, o stress da infertilidade pode ser comparável a ter um diagnóstico de câncer. Vários estudos têm correlacionado o impacto negativo da ansiedade, da depressão e da irritabilidade com o sucesso das técnicas de FIV. Por outro lado, intervenções psicológicas têm mostrado resultados positivos nas taxas de gestação, como técnicas de relaxamento e estratégias para manejar o stress utilizando técnicas individuais, para casais ou em grupos.

Concluindo, acima foram descritas algumas medidas que podem ser adotadas para aumentar a chance de gestação em casais inférteis que estão realizando FIV. Para os homens, o uso de ômega-3 e antioxidantes está indicado em alguns casos. Para as mulheres, redução do stress e da resposta do corpo ao stress, bem como exercício e perda de peso em mulheres obesas também são medidas importantes. Para o casal, é recomendável evitar o consumo de álcool, parar de fumar pelo menos 3-6 meses antes de iniciar o ciclo de FIV, bem como adotar uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos moderados.

Devido à associação do stress oxidativo com idade, obesidade, má qualidade do sêmen, dos óvulos e dos embriões, aumentar a ingesta de antioxidantes é uma boa medida para os casais inférteis, especialmente aqueles acima dos 40 anos.

Recentemente, alguns trabalhos em animais demonstraram que o uso da coenzima Q10 pode melhorar as taxas de embriões viáveis na FIV, mas ainda mais estudos são necessários para adotar esta medicação para as mulheres que irão à FIV.

Dra. Isabel de Almeida