Qual a melhor idade para engravidar?

Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe, mas desejam postergar a maternidade para realizar outros objetivos primeiro. Porém, o corpo feminino está em constante mudança, e cada fase influencia de forma diferente nas chances de engravidar.

 

Consequentemente, existem vários questionamentos sobre a melhor idade para engravidar. Esse processo envolve planejamento: quanto mais tempo se passa, menores são as taxas de fertilidade. Em geral, uma mulher com menos de 30 anos têm cerca de 20% de chances de ficar grávida por mês. Não é algo tão fácil como se imagina. A concepção só ocorre quando se está no período fértil, ou seja, o óvulo está preparado para a fecundação. Esse é o momento de maior libido, em que o útero e todo o corpo se preparam . O período fértil é determinado a partir da contagem de 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Os 3 dias antes e os 3 dias depois dessa data correspondem a esse intervalo. 

 

A ovulação é essencial nesse processo: consiste no amadurecimento e liberação do óvulo e acontece todos os meses. Inicia-se quando a mulher atinge sua vida fértil e se encerra com o fim da fase reprodutiva e chegada da menopausa. Durante toda essa fase, há o amadurecimento de ao menos um óvulo para ser fecundado por mês, durante o intervalo de uma menstruação e outra. 

 

Comparando-se as fases da vida, criamos uma lista com as reais chances de engravidar:

 

  • Gravidez aos 18 anos: fase ideal para engravidar, pois a fertilidade está muito alta e a mulher não costuma apresentar problemas de saúde. Quando uma menina nasce, ela tem cerca de 2 milhões de óvulos. Durante sua vida, essa quantidade diminui significativamente. Aos 14 anos, por exemplo, estima-se que essa taxa seja de 400 mil óvulos.
  • Gravidez aos 25 anos: as chances de engravidar ainda são altas, pois a fertilidade continua elevada e se estende assim até os 30 anos. 
  • Gravidez após os 30 anos: a taxa de sucesso começa a diminuir gradativamente depois dessa idade, acentuando-se aos 35 anos, decaindo para 15% ao mês. 
  • Gravidez aos 40 anos: a gravidez já pode ser considerada de risco, pois as chances são pequenas, correspondendo a 9% ao mês. Entre os 41 e 42 anos, a queda é para 4%, equivalente a 20% ao ano.

 

Por isso, recomenda-se que as mulheres congelem os óvulos até os 30 anos, a fim de que os resultados sejam otimizados caso optem pela reprodução assistida. O congelamento de óvulos mantém a qualidade com o passar dos anos, não sendo motivo de preocupação.