Qual a idade certa para engravidar?

Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.

O surgimento da pílula na década de 60 possibilitou à mulher postergar a maternidade, prevenir as gestações não desejadas e planejar o momento de iniciar uma família. Como resultado, desde 1970 a idade média das mulheres na primeira gestação aumentou em 4-5 anos nos países europeus e a proporção de mulheres tendo seu primeiro filho após os 30 anos aumentou em até 40%.

Recente trabalho realizado na Holanda fez um modelo de fertilidade simulado em computador para demonstrar até que idade os casais poderiam esperar para iniciar uma família sem comprometer as chances de terem o número de filhos desejados. Os resultados mostraram que casais que desejam ter dois filhos e querem 90% de sucesso, sem o uso de fertilização ” in vitro” , devem iniciar as tentativas até os 27 anos. Se as chances de sucesso em ter estes dois filhos forem de 50%, a idade para iniciar a tentar engravidar deve ser até os 38 anos.

Para os casais que desejam somente um filho, concebido de forma natural e com 90% de chance de sucesso, a idade máxima deve ser de 32 anos para a mulher. Se considerarmos somente 50% de sucesso, a idade máxima passa a ser 41 anos.

Embora este modelo seja preditivo e não possa ser considerado infalível ele mostra que a idade da mulher é um fator importante para a gestação. Desta forma, tentar ter a primeira gestação muito tarde implica em correr o risco de não conseguir gestar ou de não conseguir ter um segundo filho em função da idade.

Dra. Isabel de Almeida