Infertilidade sem causa aparente pode ter solução

A infertilidade afeta muitas pessoas: são 80 milhões no mundo todo. Dessas, existe uma parcela que não consegue identificar qual a causa, questionando se existe possibilidade de tratamento. 

 

Se após as tentativas de gravidez serem frustradas e, mesmo com a realização de exames como ultrassonografia, sangue, espermograma e avaliação das trompas, não houver uma explicação encontrada para o problema, denomina-se infertilidade sem causa aparente. Segundo dados da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), 30% dos casais inférteis não recebem o diagnóstico preciso. Nesses casos, o tratamento é baseado em experiências, de forma totalmente individualizada. Para muitas mulheres, a gravidez é um sonho. Quando recebem a notícia de infertilidade sem causa aparente, pensam que esse desejo nunca vai se concretizar, o que reflete um pensamento equivocado.  

 

O tratamento para cada casal deve ser, portanto, personalizado, considerando fatores como a idade da mulher e o tempo de infertilidade. Casais jovens podem, inclusive, ter benefícios com os ciclos de estimulação ovariana e orientação de coito ou a técnica de Inseminação Intrauterina (IIU). Em mulheres de idade mais avançada, a Fertilização in Vitro (FIV) é a primeira opção: casos específicos podem receber a indicação de realizarem a biópsia pré-implantacional (PGT-A) para que sejam selecionados embriões cromossomicamente normais antes de serem transferidos ao útero.

 

Descobrir o problema da infertilidade é delicado, mas existem soluções. As diferentes variáveis precisam ser observadas, analisando-se a idade da mulher, a qualidade do sêmen, a reserva ovariana e demais aspectos que ajudem a estabelecer a terapêutica mais adequada. Quando não há uma causa e um caminho exato a ser seguido, a incerteza pode causar ainda mais estresse e ansiedade ao casal. É essencial ter calma e paciência, buscando sempre auxílio de um médico confiável.