Infertilidade sem causa aparente

Nem toda infertilidade tem sua causa identificada. Por mais avançada que a ciência esteja, cerca de 20% dos casos de infertilidade não têm sua origem descoberta. Por isso, a infertilidade sem causa aparente é um diagnóstico de exclusão.

Quando um casal já está tentando engravidar há um ano – quando a mulher tem até 35 anos – ou há seis meses – quando já passou dos 35 anos -, é fundamental procurar um especialista em reprodução humana para que seja feita uma completa investigação para descobrir a causa da infertilidade ou oferecer alternativas ao casal.

O especialista deverá solicitar exames hormonais da mulher para avaliar a reserva ovariana; solicitar espermograma para comprovar a concentração e morfologia dos espermatozoides; verificar o aparelho reprodutor feminino por meio de ultrassonografia transvaginal; poderá pedir uma histerossalpingografia para determinar o nível de permeabilidade das trompas; descartar o risco de alterações genéticas através do cariótipo do casal, entre outros.