Fertilidade – Um Projeto de Vida: o que fazer quando nada parece dar resultado

Até quando um casal ou uma mulher devem insistir no sonho de serem pais e mães, se ele pode causar tanto sofrimento? Conheça as histórias de quem perseguiu o objetivo de engravidar, no episódio final da série exibida pelo Fantástico.

Quando os tratamentos convencionais não dão certo ainda há vários caminhos para se formar uma família. Selma perdeu sua última chance de tratamento pelo SUS. Betânia viveu 7 vezes esse luto tão difícil. A sensação de fracasso, mas não precisa ser uma opção. Elaine e Fábio tentaram engravidar durante 13 anos.

Karina e Pedro anunciaram na internet que toda a ajuda era bem vinda, fizeram uma vaquinha para doação de óvulos, uma prática que ainda não é comum  no Brasil e a espera é longa. Tatiana implantou dois embriões doados por casal, congelados em um banco. O Conselho Federal de Medicina limitou o número de embriões que podem ser implantados.

Casais de  mães recorreram a um banco de sêmem. Foi o que aconteceu com Fernanda e Anelize e Shirley e Beatriz. Juliana engravidou com os óvulos de Shirley, que tomou medicamentos para induzir a produção de leite.

Hitomi Hitomi Nakagawa, presidente Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida “Brasil possui cerca de 190 centros de reprodução assistida dotados de alta tecnologia, com oferta de serviços e resultados comparáveis aos melhores centros do mundo”.

Com tantas possibilidades, gerar uma nova vida é uma felicidade possível.