Faça seu agendamento: (51) 3222-5410 | 3314-8555 | 3314-8556

Image

Existe idade certa para engravidar?

Talvez essa seja a dúvida mais comum para as mulheres que sonham em ser mãe. Afinal, tem uma idade que favorece a gravidez? A verdade é que sim: do ponto de vista biológico, o momento ideal é entre os 18 anos e 30 anos. Vamos te explicar o porquê.

 

Depois dos 30 anos, a capacidade reprodutiva começa a decair. Isso acontece naturalmente por causa do envelhecimento, que afeta nossa reserva ovariana. Antigamente, a realidade era muito diferente. As mulheres tinham filhos muito jovens. Hoje, com métodos contraceptivos avançados e a ascensão no mercado de trabalho, é normal postergar essa decisão. Desde 1970, a idade reprodutiva média aumentou até 5 anos nos países europeus, com uma proporção cada vez maior de mulheres tendo filhos após os 30. 

 

Um estudo realizado na Holanda criou um modelo de fertilidade. Simulado no computador, a ideia é evidenciar aos casais até que idade podem esperar para iniciar uma família, sem comprometer a fertilidade. Os resultados exibem que ter dois filhos, sem uso da fertilização in vitro, exige o início das tentativas até, no máximo, 27 anos, a fim de que as chances de sucesso sejam de 90%. As chances se reduzem a 50% até os 38 anos.

 

Já os casais que preferem ter somente um filho, concebido naturalmente e com 90% de chance de sucesso, a idade máxima deve ser 32 anos para a mulher. Se considerar apenas 50% de sucesso, esse número vai para 41 anos. 

 

Esse modelo é preditivo e não pode ser considerado infalível, mas serve para demonstrar que a faixa etária influencia significativamente na gestação. É importante lembrar que os procedimentos de reprodução assistida são ótimas alternativas se você quer postergar a maternidade e, ainda assim, aumentar a probabilidade de sucesso na hora de engravidar.