É possível engravidar tratando da SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um problema que costuma afetar a fertilidade da mulher. Mas isso não significa dizer que seja impossível engravidar tendo SOP, que provoca menstruação irregular e faz aumentar o peso.

Para conseguir gerar um filho, a mulher com SOP deve, em primeiro lugar, emagrecer e ter bons hábitos alimentares. A investigação sobre a dificuldade em engravidar não se restringe às mulheres, homens também devem ser investigado e tratados, quando for o caso.

Mas confirmada a síndrome, um profissional, especialista em reprodução humana, poderá prescrever indutores de ovulação para que a mulher consiga engravidar. Como o tratamento pode ter efeitos colaterais sérios, inclusive em relação a futuras gravidezes, somente um médico devidamente habilitado pode indicar os indutores para não por em risco a saúde da mulher.

Como existem indícios de que a SOP prejudique a qualidade dos óvulos, uma vez descoberta a síndrome, aconselha-se à mulher congelar óvulos antes dos 35 anos de idade para aumentar as chances de engravidar depois dos 40 anos, se este for o desejo do casal.